Fabrício Maurício | RH / Carreira – Dia das Organizações
3599
single,single-post,postid-3599,single-format-standard,ajax_updown_fade,page_not_loaded,

RH / Carreira – Dia das Organizações

RH / Carreira – Dia das Organizações

Por Assessoria em Recursos Humanos - Coach de Carreira 30 set 2014

Tema: Dia a Dia das Organizações

Veículo – Rádio Bandeirantes Domingo 13/04 Programa Paulo Galvão

Diário de um Assassino do Tempo

Estou me tornando um Expert em inventar tarefas inúteis. Me sinto já um grande especialista na covarde habilidade de assassinar o tempo. E agora agindo assim, e olhando para trás, percebo o quanto é comum e cotidiano estas práticas nas empresas. A grande maioria age exatamente desta forma, e a cada dia desenvolvendo uma maestria nesta área tão grande, que nem o mais observador dos gerentes é capaz de decifrar estes sintomas.

Por isso algumas Organizações nascem, crescem e morrem desorganizadas, lutando incessantemente para se organizar. Este é o interminável ciclo das ilusões. Trabalhadores iludidos correndo atrás de uma ilusão, iludindo seus chefes, que se iludem acreditando que suas equipes dão o melhor de si, e acreditando que podem iludir suas equipes… Todos fingindo uma plenitude ilusória…

Mas sabe… Só temos a ganhar. Ficamos todos confortáveis em nossas rotineiras e previsíveis tarefas, fazendo tudo com muito pouca energia e esforço. Daí com o resto que é quase toda nossa energia, podemos nos dedicar a descobrir formas de aumentar esta lista de “Pequenas Atitudes que roubam silenciosamente seu tempo”, e vamos ficando por aqui com dias mais ou menos assim…

Chegando no trabalho a primeira coisa a se fazer é ir ao banheiro.
Chegando lá, lave bem as mãos. Lave muito mesmo. Esfregue os dedos, as unhas, as costas e palmas das mãos. Se olhe no espelho. De um ângulo. Agora de outro. Acerte a camisa ou a maquiagem. Procure cravos e espinhas. Se achar esprema. Lave novamente as mãos. Agora já pode ir fazer o que veio fazer no banheiro. Se for o número 2, leve um livro ou revista e aproveite para ficar por lá mais uns vinte minutinhos lendo um pouco. Depois saia e claro, lave as mãos no mesmo ritual da chegada. Pronto! Já pode ir tomar um cafezinho antes de voltar pra sua mesa.

Mas faça o seguinte, tome pelo menos de 4 a 6 cafezinhos por dia e repita sempre com muita ênfase que “você é viciado nisto”. Alivia sua culpa e justifica sua atitude perante o grupo. Ah! Não se esqueça de sempre convidar alguns companheiros de trabalho. Com essas ações bem cuidadas, você sai mais de sua estação de trabalho (ativo ou passivo no cafezinho), e fica mais tempo fora batendo papo. Bom, agora que já tomou seu café, pode ir tomar uma água e trabalho!

Beba muita água! Muitos copos! Faz bem para saúde e revigora! Tempere a água, coloque da fria e da gelada. Experimente. Encha de novo o copo. Agora é hora de trabalhar um pouco.

Navegue pela internet para pesquisar “os seus assuntos de trabalho”… Pode deixar aberto as páginas do Face, Linkedin, Twitter, e-mail pessoal, blogs, bancos. Só para deixar aberto mesmo. Não precisa olhar.

Só se for uma emergência!!!

Priorize assuntos de baixa prioridade e complexidade e trate-os como se fossem imprescindíveis! Tudo só depende da carga de emoção e razão que você deposita. Seja criativo! E depois de muitas pesquisas e tarefas sem exigência de entrega é hora de almoçar.

Selecione com rigor seu prato. Sente com os amigos. Marque a hora que sentou para não correr o risco de se levantar pelo menos em uma hora dali. Divirta-se, é intervalo.

Depois do almoço aquele velho e bom ritual do banheiro, café e água e vamos à luta!

Antes do trabalho um 5S. Faça diariamente em sua mesa e seus arquivos e e-mails. Dedique pelo menos uma hora para a limpeza e organização. Agora ao trabalho.

Crie planilhas de controle complexas que nunca serão usadas e nunca controlarão nada. Isto se você gostar de planilhas.

Agende mais reuniões que não vão decidir grandes mudanças e aproveite para prolongar discussões de assuntos que já estão liquidados!
Agora sim! Pode trabalhar de verdade!

Ih! Já deu 18:00hs… Tudo bem! Amanhã tem mais…

Fabrício Maurício é Psicólogo, Coach, Consultor em gestão na Wiabiliza Soluções Empresariais, Escritor e autor do livro Batalha Interior – Escolhas da Vida publicado pela Editora Pandorga.
www.fabriciomauricio.com.br

Publique seu comentário